O que é restrição financeira?
Uma restrição financeira ocorre quando uma pessoa física ou jurídica possui indicativos que apontam a falta de capacidade para honrar compromissos financeiros.
Uma vez identificada, os credores enviam os dados do devedor para bureaus de crédito, que são empresas responsáveis por reunir históricos financeiros de pessoas físicas ou jurídicas.
Quais dados podem ser consultados em um bureau de crédito?
Um bureau de crédito registra diversas informações que compõem o histórico de crédito de determinada pessoa física ou jurídica. Os dados apresentados geralmente incluem:
- Informações pessoais: No caso de pessoas físicas, pode ser acessado o nome completo, CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), data de nascimento. No caso de pessoa jurídica, os dados incluem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e razão social;
- Histórico de crédito: inclui todas as informações relacionadas a empréstimos, financiamentos, quais os limites de crédito e histórico de pagamento de dívidas, etc.
- Dívidas: possibilidade de consultar se há dívidas em atraso, cheques sem fundo, títulos em protesto e outras pendências;
- Consulta de crédito: é possível verificar o registro de todas as consultas realizadas por instituições financeiras ou empresas referente à pessoa física ou jurídica nos últimos meses.
O que leva uma pessoa física ou jurídica a ter restrição financeira com bancos?
Quando uma pessoa ou empresa vai a um banco para solicitar um empréstimo ou financiamento, por exemplo, o banco realiza uma análise de crédito para verificar se a pessoa realmente tem condições para honrar este compromisso.
É nessa análise de crédito que são verificadas informações financeiras relacionadas à históricos de pagamentos, renda atual, dívidas não pagas, etc. Com base nos dados coletados, o banco avalia seu risco como cliente e decide se concede crédito ou restringirá operações.
Se um banco decidir pela restrição, muito provavelmente encontrou um ou alguns dos cenários abaixo no seu histórico financeiro:
- Inadimplência: seja empréstimos, cartões de crédito, financiamento ou outros prazos estabelecidos;
- Falência;
- Protestos ou ações judiciais: ações judiciais relacionadas a dívidas pendentes ou execuções judiciais também resultam em restrições.
- Fraude ou má conduta financeira;
- Pontuação de crédito baixa, que também pode indicar risco de inadimplência.
Com a restrição, o consumidor (caso seja pessoa física) ou a empresa tem menos opção de crédito no mercado para conseguir empréstimos, financiamentos em outros bancos .
Quais as consequências para uma empresa que possui restrições financeiras no mercado?
Para uma empresa que busca se manter no mercado, ter restrições de crédito pode trazer sérias consequências para o desenvolvimento do negócio. Entre elas, inclui a dificuldade em obter crédito, maiores taxas de juros e impacto na reputação do fornecedor perante o mercado, investidores e parceiros de negócios.
Outro ponto que vale ressaltar são as dificuldades operacionais, já que com recursos reduzidos a empresa pode ter dificuldades em investir em crescimento e modernização, e diminuir a capacidade de negociação que possa garantir sua vantagem competitiva.
Como consultar informações sobre restrições financeiras com bancos?
Como citamos anteriormente, os bureaus de crédito são empresas autorizadas pelo Banco Central que registram o histórico financeiro de pessoas físicas e jurídicas e podem ser um ótimo caminho para a consulta de informações relacionadas às restrições financeiras do seu fornecedor.
A exemplo, temos Serasa Experian, Boa Vista e Quod são alguns dos bureaus que oferecem soluções pré-paga e pós-paga para avaliação de crédito do seu fornecedor bem como sócios.
Qual a importância da consulta às restrições financeiras com bancos na homologação de fornecedores?
Para as empresas que lidam constantemente com uma alta gama de fornecedores, é essencial que durante a homologação consulte informações relacionadas às restrições financeiras dos seus fornecedores.
Primeiro, porque se um parceiro comercial tem restrições financeiras, aponta a falta de capacidade de honrar compromissos, resultando em riscos financeiros para a empresa contratante. Fornecedores com saúde financeira em dia são mais propensos a se manter no mercado no longo prazo, garantindo fornecimento contínuo de produtos ou serviços, dando estabilidade para a cadeia de suprimentos.
Como posso automatizar as consultas relacionadas às restrições financeiras no processo de Cadastro e Homologação de Fornecedores?
As consultas relacionadas tanto às restrições de crédito quanto a outros débitos em nível federal podem ser automatizadas através de uma plataforma de Homologação e Gestão de Risco de Fornecedores ou SRM.
A plataforma G-Certifica, por exemplo, automatiza essa e outras consultas relevantes para o processo de homologação, acessando a mais de 400 bases de dados públicas. Isso possibilita a redução do tempo de homologação em até 90% com um processo menos burocrático e mais otimizado.
Clique aqui e conheça mais sobre nossa plataforma G-Certifica ou solicite um diagnóstico gratuito com nossos consultores para entender como automatizar seu processo de Cadastro, Homologação e Gestão de Risco de Fornecedores.