CTF Ambiental: tudo o que você precisa saber ao homologar fornecedores

O que é CTF Ambiental

 

O que é o Cadastro Técnico Federal Ambiental?

Primeiramente, o Cadastro Técnico Federal Ambiental (CTF) é um registro de monitoramento. Ele também é conhecido como CTF/APP.

Seu intuito principal é fiscalizar atividades potencialmente poluidoras. Ou seja, aquelas que causam impacto ao meio ambiente.

Além disso, essa exigência é feita pelo Ibama. O objetivo é garantir que empresas usem recursos naturais com responsabilidade.

Vale ressaltar que o CTF é regulamentado por lei. Especificamente, pela Lei nº 6.938/1981 e pelo Decreto nº 99.274/1990.

O registro é obrigatório?

A resposta é sim. De acordo com o Ibama, a inscrição é obrigatória para quem exerce atividades sob controle ambiental.

Isso inclui quem possui:

  • Licença: Para instalação ou operação;
  • Autorização: Para uso de fauna e flora;
  • Concessão: Para exploração florestal;
  • Permissão: Para uso de recursos hídricos.

Contudo, há exceções. Segundo a Instrução Normativa nº 13/2021, a inscrição não é necessária se o órgão competente dispensar o licenciamento.

Quais atividades necessitam do CTF?

De fato, a lista é extensa. O Anexo I da Instrução Normativa detalha as categorias. Entre elas, estão:

  • Extração e tratamento de minerais;
  • Indústrias: Metalúrgica, mecânica, química, alimentícia e têxtil;
  • Serviços de utilidade;
  • Transporte e depósitos;
  • Turismo;
  • Uso de recursos naturais;
  • Obras civis.

Diferença: Licenciamento vs. Cadastro Técnico

Muitos confundem os dois documentos. Embora ambos sejam obrigatórios, eles têm funções diferentes.

Basicamente, o Licenciamento Ambiental autoriza a obra. Por outro lado, o Cadastro Técnico Federal Ambiental monitora a atividade poluidora.

Para facilitar, veja a tabela comparativa:

AspectoLicenciamento AmbientalCadastro Técnico (CTF)
ObrigatoriedadeAtividades com impacto significativo.Atividades potencialmente poluidoras.
FinalidadeAutorizar funcionamento.Registrar e monitorar.
DocumentoLicenças (LP, LI, LO).Número de registro.
ResponsávelÓrgão local (Municipal/Estadual).Ibama (Federal).

Como consultar se um fornecedor está regular?

Verificar o Cadastro Técnico Federal Ambiental é vital. Para isso, siga o passo a passo:

  1. Acesse o Portal de Consultas do Ibama;
  2. Clique em “Consulta Pública”;
  3. Insira o CPF ou CNPJ;
  4. Finalmente, clique em “Consultar”.

Se a empresa não tiver o cadastro, aparecerá a mensagem: “A pessoa informada NÃO possui Certificado de Regularidade”.

Como verificar a autenticidade?

Para validar uma certidão já emitida, faça o seguinte:

  1. Acesse o mesmo Portal do Ibama;
  2. Clique em “Verificação de Autenticidade”;
  3. Insira o CNPJ e a chave de autenticação;
  4. Clique em “Consultar”.

Impactos de negociar sem o CTF

Negociar com fornecedor irregular gera problemas. Primeiramente, há o risco de responsabilidade solidária.

Ou seja, você pode responder pelos danos ambientais do parceiro. Além disso, a falta de CTF pode interromper a cadeia de suprimentos.

Consequentemente, isso causa atrasos na entrega. Também afeta sua reputação no mercado.

Afinal, investidores buscam empresas com responsabilidade socioambiental. Portanto, evite a conivência com práticas ilegais.

Como automatizar essa consulta?

Certamente, fazer isso manualmente é trabalhoso. Mas é possível automatizar.

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