Planejamento estratégico na gestão de fornecedores: 4 etapas para um resultado eficaz

Como podemos definir o planejamento estratégico  na gestão de fornecedores?

O planejamento estratégico na gestão de fornecedores visa estabelecer objetivos claros e metas mensuráveis para melhor gerir seus parceiros comerciais, de maneira que seja  orientado a resultados para evitar impactos negativos à organização.

Vale ressaltar que compras bem ou mal executadas auxiliam a definir os resultados que as empresas terão lá na frente. Por isso, planejar estrategicamente a gestão de fornecedores auxiliará a equipe a criar uma abordagem mais coordenada para se relacionar com os parceiros comerciais, otimizando a cadeia de suprimentos e mitigando quaisquer riscos.

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Planejamento estratégico na gestão de fornecedores: por que fazer?

A gestão eficiente das cadeias de suprimentos tem sido cada vez mais, um divisor de águas no sucesso dos resultados das empresas. E neste cenário, um planejamento estratégico da demanda é imprescindível para a gestão de fornecedores. Saiba por quê: 

1. Melhor controle e previsibilidade

Uma gestão de fornecedores planejada permite que a empresa tenha um melhor controle sobre as operações, já que é possível prever suas necessidades de fornecimento e quais períodos isso se faz necessário. 

Pense em uma indústria que tem necessidade de produção diária para atender aos clientes e não conta com uma gestão coordenada. É bem provável que ocorram falta de insumos, atrasos e por vezes a aquisição de um produto de má qualidade para suprir a entrega, impactando negativamente a qualidade e satisfação do cliente. 

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2. Otimização de custos

O planejamento estratégico na gestão de fornecedores permite que a empresa possa negociar melhores preços e condições contratuais, possibilitando mais eficiência na aquisição.

Se pensarmos no exemplo anterior, no qual a indústria sofreu com a falta de insumos por falta de planejamento e gestão. Para suprir a demanda de forma urgente, o gestor terá pouca margem de negociação e melhores termos já que precisa resolver o problema no curto prazo.

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3. Melhor adaptabilidade a mudanças

Ao planejar de forma estratégica a sua gestão de fornecedores, sua empresa consegue ser mais rápida a  mudanças repentinas em um mercado instável, já que traz mais flexibilidade nas estratégias de suprimentos, visão de longo prazo e maior diversificação de fornecedores. 

Além disso, também desenvolve uma cultura de resiliência dentro da organização. Afinal, se os líderes conseguem incutir a rotina de  planejamento e avaliação de novos cenários, conseguem acompanhar as flutuações de mercado, identificar novas demandas e propor ações sem que haja grandes impactos dentro das áreas da empresa. 

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4.Redução de riscos

É no planejamento que as empresas avaliam riscos e oportunidades para ter mais acerto na gestão de fornecedores.  Com isso, conseguem analisar como diferentes riscos podem afetar as operações da organização no curto, médio e longo prazo e desenvolver planos de contingência que incluem estratégias alternativas de suprimentos, planos de ação para lidar com possíveis interrupções e iniciativas para enfrentar situações imprevistas

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4 etapas para um planejamento estratégico eficiente

Um planejamento de compras bem estabelecido requer algumas ações para obter uma visão macro das principais necessidades e demandas a serem atendidas. Listamos quatro etapas que facilitam a elaboração do planejamento: 

1. Levantamento de demandas

Para dimensionar os itens e volumes a serem comprados, é importante apurar e atualizar as previsões de consumo. Fale com as outras áreas, circule novamente a Politica de Compras para que todos estejam cientes da necessidade de informarem suas demandas e estabeleça os SLAs ( acordos de Nível de Serviço), com os prazos de recebimento previstos. 

Isso evita as compras descentralizadas ou emergenciais que acabam, na sua maioria, sendo mais custosas e não obedecendo critérios importantes para a empresa. 

2. Definição de periodicidade de entregas 

Qual a previsão de consumo periódica (mensal ou semanal), para aquele item ou serviço? Com esta informação mapeada você consegue estabelecer um planejamento de entregas com seus fornecedores, evitando excesso de estoques e também a falta de insumos. 

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3.Defina o orçamento da categoria 

Ao estabelecer um orçamento anual para cada categoria você consegue negociar de forma mais adequada com cada fornecedor dentro dos recursos que possui e com os objetivos de savings que deve atingir.

E lembre-se: analise dados históricos de gastos para cada categoria de compras a fim de entender padrões de gastos, avalie as principais necessidades e priorize as categorias de acordo com sua importância estratégica para a organização também auxiliarão você a ser mais certeiro na definição do orçamento.

4. Comunique e monitore seus fornecedores 

Com o levantamento das informações listadas nas etapas anteriores, é hora de manter seus fornecedores atualizados e monitorados para garantir o abastecimento dentro de prazos estabelecidos e com a qualidade exigida pela empresa. 

Manter o relacionamento com parceiros comerciais comprometidos é um dos grandes desafios da área de compras, o que torna a seleção e homologação de fornecedores cada vez mais criteriosa.

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Quais os impactos da falta de planejamento para a gestão de fornecedores?

Gerir uma cadeia de fornecimento sem objetivos e metas claras, pode trazer sérios desafios ao setor de compras, entre eles:

  • Riscos em relação à qualidade do produto: uma escolha inadequada de fornecedor originada da falta de planejamento e conhecimentos das necessidades da empresas pode resultar em aquisição de insumos com qualidade abaixo da esperada, o que afeta diretamente a satisfação dos clientes.
  • Vulnerabilidade a riscos de ética: não basta planejar a aquisição. É preciso ter um processo estruturado para fortalecer o relacionamento e monitorar os fornecedores, bem como sua integridade no mercado. Sem isso, a empresa pode ser exposta e ligada a práticas ilícitas e antiéticas por parte do seu fornecedor, o que pode manchar a reputação da empresa no mercado.
  • Possibilidade de interrupção da cadeia de suprimentos: toda a área de suprimentos da sua empresa trabalha de maneira conectada e interdependente. Um único fato envolvendo mal planejamento de aquisição pode resultar em gargalos, dependência de fornecedores críticos, falta de estoque de segurança, etc. 

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Conclusão

O planejamento estratégico para a gestão de fornecedores é um recurso chave para compradores que trabalham com metas claras e orientado a resultados.

Realizar o levantamento de demandas, definir periodicidade das entregas, definir o orçamento da categoria, comunicar e monitorar seus fornecedores são alguns dos passos práticos para o gestor de compras ter uma estratégia consistente para sua cadeia de fornecimento,

Sem um planejamento eficiente, a empresa como um todo pode sofrer com riscos em relação à qualidade do produto, estar mais vulnerável a riscos envolvendo ética corporativa e também sofrer com a possibilidade de interrupção na cadeia de suprimentos.

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